A Jornada do Líder de Danças

 

 

Uma Abordagem para o Estudo e Formação dos líderes das Danças e Caminhar Espiritual

 

 

O que a dança faz por nós? Em primeiro lugar, ela inculca o sentido de ritmo e aumenta nossa resposta ao ritmo. Esta é realmente uma resposta à vida. Faz-nos mais vivos, ou seja, mais espirituais. Ela realça a beleza de forma e movimento, e envolve nossas personalidades no prazer do ritmo. Ela nos leva além de nós mesmos, trazendo um estado inicial de não-ser, que é realmente um bálsamo para a alma.

(Samuel L. Lewis, 1)

Se você descobrir que as danças e caminhares envolvem todo o seu coração e seu ser, mergulhe neles. Antes que você possa transmiti-los aos outros, você precisa cultivá-los em si mesmo. Dance frequentemente, com tantos líderes experientes quanto possível. Torne-se um dançarino experiente. Permita que a transmissão da dança encontre um lar em seu coração. Então, se você continuar a ser atraído para este caminho, encontre um mentor com quem você possa viajar junto. Ao longo da história humana, a transmissão do sagrado ocorreu por meio de relações de pessoa a pessoa, independente das instituições ou organizações.

Para prosseguir neste caminho é necessário um compromisso firme e sustentado. É, na realidade, uma forma de auto-transformação que acontece em público. Além do auto-desenvolvimento, o caminho do líder dança é essencialmente de serviço para o benefício dos outros. Os elementos fundamentais necessários para nosso desenvolvimento neste caminho estão listados aqui e descritos nos “Elementos de Maestria”.

 

  • A Linhagem da Dança
  • Experiência, Assimilação, Transmissão
  • Os caminhares
  • Respiração
  • Coração
  • Personificação
  • Ritmo
  • Voz
  • Magnetismo e Atmosfera
  • Concentração
  • Meditação
  • Silêncio
  • A sintonia - Tasawwuri, Fana, Dissolução
  • Elementos
  • Evolução Pessoal
  • Trabalhar com Energia
  • Musicalização
  • Trabalhando com músicos
  • Habilidades de Facilitação de Grupos e Qualidades de Liderança
  • Conhecimento, Experiência e Compreensão de uma Variedade de Tradições Espirituais
   

Encontrando um Mentor - o Líder e o seu Mentor

Embora a transmissão do legado de Murshid Samuel Lewis seja da responsabilidade da Sufi Ruhaniat International, o treinamento em liderar as Danças da Paz Universal e Caminhar Espiritual está aberto a pessoas de todas as correntes espirituais.


Como o misticismo nativo, esta tradição é comunicada diretamente de professor a aluno, garantindo assim que aspectos sutis - tais como a transmissão da atmosfera sagrada e sintonia, que são impossíveis de sistematizar - sejam efetivamente incorporados. Ao vincular-se a um mentor nos conectamos com o poder da linhagem deste corpo de trabalho. Sintonizar-se a um professor cria uma experiência direta de transmissão de linhagem, o que dá autenticidade às apresentações e representações de qualquer determinado fluxo de bênçãos. Todos os líderes de dança aspirantes precisam encontrar um mentor; que seja alguém que não é um cônjuge, companheiro ou qualquer outro parente do líder da dança.

Novos líderes, naturalmente, procuram um mentor por quem se sentem afinados, alguém que desenvolveu qualidades que eles próprios gostariam de cultivar. Os mentores trabalham de formas diferentes com os seus alunos (mentees); por exemplo, alguns mentores oferecem programas de treinamento ou grupos de tutoria, e outros trabalham individualmente. Novos líderes são incentivados a consultar os mentores em relação aos seus métodos. Para obter uma lista atual de mentores, visite Mentors Worldwide.

Uma vez que a relação de tutoria foi formada e o mentor comunicou os detalhes para o coordenador comunitário, o estudante se torna um líder orientado e é admitido na Aliança de Líderes (sujeito a permanecer em dia com as taxas anuais). Espera-se que os líderes orientados mantenham uma relação de trabalho com o seu mentor e respeitem as Diretrizes para Líderes e os acordos estabelecidos (Acordos). Especialmente nos estágios iniciais de aprender a liderar as Danças e o caminhar espiritual, é importante que os Líderes orientados se comuniquem ativamente com o seu mentor, convidando e considerando os conselhos e orientação de seu mentor, sem ser de forma exagerada.

O Mentor pode cobrar por hora, despesas e viagens em relação ao treinamento. Modalidades de pagamento ou cambiais são resolvidas entre mentor e aprendiz.

Primeiros Passos na Liderança de Danças

Antes de tentar liderar uma dança, certifique-se que você a tenha experimentado. É impossível oferecer a alguém uma experiência que você mesmo não tenha, e as danças são, em primeiro lugar, uma questão de experiência.

Aprender a conduzir as Danças leva tempo. Não tente aprender muitas danças muito rapidamente. Para começar, aprenda uma dança completamente. Escolha a partir de uma das várias Danças Mântricas. Idealmente, não haverá palavras na sua linguagem sua primeira dança. Pode ser uma dança de parceiro ou não. Depois de ter aprendido a música da dança e os movimentos, em seguida, desenvolva um forte relacionamento com o mantra, a frase sagrada. Tente conhecê-lo bem. Leve este mantra para a sua prática de meditação. Respire com ele no coração. Ande com isso, obtenha um senso de ritmo do mantra e caminhe com ele. Entoe-o em uma nota. Cante a melodia. Dance a dança para que se torne fácil de fazer. Internalize completamente o mantra, a música e os movimentos. Desta forma, depois de ter uma Dança "em seu corpo", é improvável que você a esqueça. Em seguida, crie a oportunidade de liderá-la com um grupo de pessoas.

Muitas pessoas começam a liderar as Danças através da partilha de uma dança ou um Caminhar numa reunião da comunidade ou em um grupo de meditação local. O compromisso aumenta à medida que nós escolhemos e, simultaneamente, nos sentimos escolhidos pelas Danças e pelo Caminhar Espiritual como prática espiritual. As danças são livremente oferecidas e livremente recebidas, então não há nenhuma restrição sobre a partilha de um par de danças com os amigos.

No entanto, como em qualquer outra disciplina, se você quer manifestar o fruto da prática, então você precisa cultivar raízes profundas. Estas raízes são nutridas pela paciência, prática e sincera motivação.

 

Escolhendo a Certificação - O Líder Certificado

Escolhendo a certificação e trabalhando em direção a isso com um mentor favorece o processo de aprendizagem para conduzir as danças. Assim, a pessoa se move através das várias fases da aprendizagem, que inclui aprender sobre si mesmo, receber feedback e validação de um professor mais experiente. A pessoa também aprende a definir metas e realizá-las com concentração, em um processo que Hazrat Inayat Khan chama de "Sadhana: caminho da realização". Murshid Wali Ali comentou: "Este caminho não é sobre como se tornar um professor; trata-se de tornar-se desperto".

É necessário estar em um relacionamento ativo com o mentor para buscar a certificação. A responsabilidade pela busca dessa certificação encontra-se no aprendiz. Quando você está inspirado para se tornar um líder de dança certificado, diga isso para o seu mentor. Juntos, você e seu mentor encontrarão a melhor maneira de trabalhar em direção a esse objetivo.

Mesmo quando a certificação reconhece um certo nível de habilidade e compromisso com a dança e a transmissão do caminhar espiritual, isso não é um fim em si. A certificação representa um compromisso para continuar crescendo como um líder de dança e aprofundamento em sua responsabilidade para com a linhagem das Danças e do Caminhar Espiritual.

O tempo necessário para concluir a certificação como um líder de dança varia de acordo com cada pessoa. A maioria dos mentores espera pelo menos três anos de estudo dedicado e de experiência como líder de dança são necessários; mas, muitas vezes, leva mais tempo. A experiência é adquirida não tanto através do tempo, mas através da prática e desenvolvimento do eu interior. O número de vezes que alguém lidera em um ano vai variar e ter um efeito sobre esta estimativa.

Cada líder se desenvolve de sua própria maneira original. Mentees são avaliados e revistos individualmente. O líder aluno pode ser certificado, quando o mentor está convencido de que o estudante alcançou o que é apropriado especificamente para eles em relação aos critérios exigidos. Quando chegar esse momento, o mentor informa ao coordenador da Comunidade e solicita que o aprendiz agora seja registrado como um líder Certificado. O relacionamento de orientação continua para além da certificação, e de fato está em curso em todas as etapas neste caminho da maestria. Esta é a, ligação de pessoa a pessoa, de coração a coração, através do qual as danças e o caminhar espiritual vivem. Na medida em que os líderes de dança amadurecem, o curso dos seus estudos torna-se mais independente, e a relação pode mudar para a de um check-in de suporte.

 

Critérios para Certificação de Líderes

Viajar em conjunto com um mentor, manter uma prática espiritual ativa, estudar os Elementos de Maestria, desenvolver a capacidade de uma auto-percepção inflexível, e manter a anuidade da Rede Internacional de Danças da Paz Universal são os pré-requisitos para a certificação.

O mentor irá avaliar o compromisso do aluno para a prática espiritual, a sintonia, o conhecimento da história da dança, e proficiência técnica em conduzir as danças e o caminhar espiritual.

Para ser certificado como um líder é preciso se comprometer com os seguintes critérios:

 

1. Ter pelo menos um caminho sagrado ou tradição espiritual

É preciso ter experiência em profundidade com pelo menos uma das muitas tradições sagradas da Terra. Aqui está incluído o princípio do dharma (caminho espiritual), isto é, ter uma prática regular e/ou uma vida de oração. Um relacionamento direto com um mestre ou guia é incentivado. Este guia ou professor pode ser o mesmo mentor de dança da pessoa ou não. A intenção é que o aprofundamento pessoal na vida e experiência do fana (dissolução do ego) interno será promovido sob a orientação de um ser encarnado.

Esta relação pode incluir aprendizado contínuo com os professores espirituais de qualquer tradição, mas deve ser um relacionamento genuíno, não apenas participação ocasional em workshops, retiros, ou rituais. A relação pode ocorrer com formalização de práticas e iniciações, um envolvimento empenhado ativo com uma congregação ou comunidade espiritual, ou um informal relacionamento de “trabalhar junto". Psicoterapia, cursos e aconselhamento, ainda que eles possam ser úteis para o processo de crescimento, não são substitutos para este relacionamento sagrado.

2. Auto-Conhecimento

As danças são poderosos veículos de energia. Quando elas se derramam através de nós, tocam não só as nossas mais altas realidades, mas também agitam áreas ainda não iluminadas e não resolvidas. Líderes em desenvolvimento entendem isso e reconhecem potenciais de sombra, a fim de trabalhar com projeções inconscientes que surgem naturalmente. Eles precisam estar cientes de que seu papel como líderes podem influenciar a percepção dos dançarinos, e eles precisam ser capazes de se auto-testemunhar em suas próprias emoções aflitivas que possam surgir, a fim de trabalhar com elas de forma consciente. Em uma boa relação de orientação de trabalho, o aluno será receptivo às reflexões e feedback do tutor para lidar com estas questões.

3. A Sintonia, Transmissão, Atmosfera Sagrada

É essencial para andar nos passos de dança e caminhar como os professores experientes a fim de desenvolver uma sintonia para receber o fluxo de bênção de Samuel Lewis (Murshid SAM). A capacidade de sintonizar e a vontade de se render a esse fluxo de bênção são os aspectos mais importante do líder das Danças e dos caminhares. O líder certificado é capaz de demonstrar a capacidade de transmitir uma atmosfera sagrada consistente com a tradição e sentimento da dança que está sendo apresentada, apagando seu ego-personalidade, a fim de deixar a graça fluir. Presença, magnetismo e equilíbrio são espontâneos e manifestos.

4. Proficiência Técnica, Conhecimento das tradições, Repertório de Danças

 É necessária Competência técnica suficiente para "fazer o trabalho". O mentor e o aprendiz devem reconhecer a necessidade de qualquer trabalho adicional com ritmo, voz ou som e estabelecer um acordo sobre como este trabalho está ocorrendo.

Para obter a certificação, o líder de dança deverá ter dominado pelo menos 4 das Danças originais de Murshid Samuel L. Lewis. Além disso, o líder de dança será capaz de apresentar com sintonização apropriada um mínimo de 20 danças de uma variedade de tradições. Não mais do que 3 danças podem conter frases sagrados na língua vernacular do seu país (ou seja, "a variedade simples da linguagem em uso diário por pessoas comuns"). (Consulte o Manual de Danças de Fundação e Caminhar Espiritual.)

Nenhuma dança é uma dança espiritual porque ela é chamada assim; isso não significa uma determinada forma ou técnica, nem um ritual. ... O que deve permanecer é a frase sagrada; isso, a frase sagrada, e não a forma, é a base do desenvolvimento ao longo desta linhagem. (Samuel L. Lewis, 2)

 

Uma frase original de um Mensageiro Divino tem vários valores. Sua própria natureza aponta para a realização de Deus. A multiplicidade de suas repetições são marcadas no próprio cosmos. O devoto torna-se sintonizado com este tremendo magnetismo cósmico. Por isso, é muitas vezes mais benéfico repetir frases que têm sido proferidas muitas vezes do que usar termos familiares que são traduções dessas frases, mas não têm os mesmos ecos no universo.

(Samuel L. Lewis, 3)

É preciso também ter a capacidade de liderar uma dança de parceiros com a progressão, uma dança em combinação com uma prática de Caminhar Espiritual, e várias danças consecutivamente, com a construção de um tom central ou atmosfera sagrada.

O líder vai estar familiarizado com os escritos de Murshid Samuel Lewis e Hazrat Inayat Khan através da leitura e estudo. Também é altamente recomendado a sabedoria vem da dança, a escrita selecionada na dança espiritual de Ruth St Denis. Murshid Samuel Lewis escreveu que as danças foram "iniciadas” no akasha por Hazrat Inayat Khan e Ruth St Denis, que foram os primeiros a trazer esses ensinamentos em conjunto em 1910." (Por favor, consulte a Bibliografia e Estudo de Materiais e Fontes de Pesquisa).

5. Corporificação dos Caminhares

Os caminhares espirituais são práticas de corporificação consciente que têm o potencial de integrar na vida cotidiana os estados experimentados nas danças.

Mesmo se um líder de dança é capaz de liderar um caminhar em sua sessão de Danças, isso não é tão importante quanto dominar os efeitos das práticas caminhando em seu próprio ser.

Um líder de dança certificado será capaz de liderar o caminhar "Toward the One” (“Em Direção ao Uno"), o Caminhar dos Centros, o Caminhar dos Elementos e os Caminhares do Sol e da Lua (dos Caminhares das Influências Planetárias ou Yoga Astrológica). (Veja o Manual de Danças de Fundação e Caminhar Espiritual.)

6. Responsabilidade Social

Um líder de dança não atua num vácuo, mas em uma mandala de dançarinos, músicos e outros líderes. Espera-se que um líder de dança que trabalhe em círculos contínuos tenha conhecimento de uma vasta gama de responsabilidades sociais para com o círculo, e os ambientes maiores, e tente se tornar hábil em comunicação, resolução de conflitos, mediação e formação de equipe.

Líderes de dança e mentores são incentivados a recorrer a formação nestas habilidades interpessoais, através de oficinas oferecidas pela Aliança de Mentores ou através de outras oportunidades.

Queremos seguir o exemplo de Murshid SAM cuja vida enfatizou serviço e generosidade de coração aberto em vez de um desejo de reconhecimento, riqueza ou poder. Ao longo da existência da Aliança de Mentores, líderes de dança e mentores têm trabalhado em posições de serviço em suas próprias comunidades de Dança e na Rede Internacional das Danças em geral. Eles doaram generosamente seu tempo, dinheiro e recursos, a fim de promover o trabalho em benefício de todos os seres. Encorajamos os líderes de dança e mentores para continuar esta tradição de serviço e generosidade em qualquer caminho em que eles se sintam movidos para fazê-lo.

"Achamos que estamos apenas cantando e dançando, mas estamos na realidade criando paz." (Murshid SAM, parafraseado por um dos seus primeiros alunos).

Aprofundando na Liderança de Danças

A certificação marca um nível básico de competência nas habilidades de liderança das Danças. Todos os líderes de dança certificados são convidados a comprometer-se a estudar e praticar, enquanto estão ativamente transmitindo as Danças da Paz Universal e os Caminhares Espirituais. Eles se mantém conectados com o seu mentor, seguem as diretrizes éticas e os Acordos da Aliança, e se aprofundam na sua própria prática espiritual e nos Elementos de Maestria. Só se pode transmitir e compartilhar o que se experimentou e integrou.

Não há outro reconhecimento externo além da certificação para marcar níveis avançados de desenvolvimento como um líder de dança. Em vez disso, o feedback e o reconhecimento se reflete através dos resultados de suas próprias ações, e também se reflete através de um mentor, com quem o líder certificado continua a caminhar.

Um líder de dança avançado é reconhecido pela intensificação da presença, magnetismo, e equilíbrio em sua liderança e tem um repertório de dança que se expandiu, incluindo muitas Danças de fundação de uma ampla gama de tradições espirituais. Tal líder conduz muitas das danças originais de Murshid Samuel L. Lewis, tem a capacidade de representar a baraka de Murshid Samuel L. Lewis através de suas danças e caminhares, e tem a capacidade de liderar várias de suas Danças avançadas.

O repertório de caminhares espirituais de um líder acabará por se expandir para incluir todos os Caminhares Planetários e dos Elementos, bem como uma variedade de Caminhares Wasaif. Um líder de dança avançado é incentivado a aprender os Caminhares Espirituais avançados, incluindo Caminhar Tassawuri, Caminhar Planetário avançado, Caminhar avançado dos Centros, e Caminhar avançado dos Elementos.

A quantidade de danças e caminhares não são um fim em si, mas apenas uma indicação de que o líder continuou aprofundando o domínio desse caminho. Mais importante ainda, ao longo do tempo, o líder de dança avança para cada vez mais encarnar a verdade e a transmissão das frases sagradas com graça e humildade.

Através das danças e caminhares, eles são capazes de transmitir uma visão ampla da liberdade humana e tornar-se um veículo para o despertar da humanidade. Essa capacidade geralmente vem de um envolvimento profundo e dedicado com as suas impressões internas, condicionamentos e obscuridades, através de um caminho espiritual dinâmico.

Através da experiência das Danças da Paz Universal e do Caminhar Espiritual, através do estudo e da prática espiritual, através da dissolução do ego, e através das experiências de vida, se continua a crescer espiritualmente e como líder de dança.

Partituras das Danças e Gravações

O site DUP International disponibiliza uma biblioteca de recursos on-line para os membros líderes da Aliança contendo as partituras de dança aprovadas pelos autores, faixas gravadas das músicas e outros recursos. Esta biblioteca é acessada por senha protegida, financiada pelas anuidades pagas pelos líderes, inclui o conteúdo do manual de Danças de Fundação e muitos dos livretos de Dança previamente publicados, bem como danças mais recentes. Como tal, é uma referência valiosa e autêntica. No entanto, no fornecimento deste recurso está claro que não pretende-se que as partituras e gravações tornem-se os meios para aprender e, em seguida, liderar novas danças que não se tenha experimentado pessoalmente. E, por favor, não conduza uma dança depois de apenas ver um vídeo do YouTube dela. É especialmente importante nesta era digital para que sigamos fieis à transmissão de pessoa a pessoa, de coração à coração, dessas práticas de Dança. A transmissão espiritual das Danças permanece experimental, direta, passada de um ser humano para outro.

A Aliança de Líderes

A Aliança de Líderes é o corpo coletivo de todos os líderes de dança orientados. Os Membros da Aliança de Líderes são responsáveis pela realização e alimentação do fluxo de vida das Danças da Paz Universal e Caminhar Espiritual através de uma liderança que reflete seu desenvolvimento espiritual e pessoal. Quando alguém se torna um líder de dança orientado torna-se automaticamente um membro da Aliança de Líderes, se estiverem de Acordo com as Diretrizes da Aliança de Líderes, devem estabelecer um relacionamento ativo com o seu mentor, e manter-se atualizado com taxas anuais da Aliança de Líderes.

Mentores de Dança e Mentores da Aliança


Mentores das Danças são líderes experientes de Dança que foram convidados para tornarem-se professores e guias de líderes mais novos, incentivando seus orientandos a desenvolver e liderar a partir de seu aprofundamento espiritual. A Aliança Mentores é como um conselho coletivo de todos os mentores. A Aliança de Mentores proporciona um fórum para comunicação sobre assuntos como transmitir, nutrir e proteger este corpo de trabalho, a formação das Danças e Caminhar Espiritual dos líderes e a manutenção dos Acordos e Diretrizes da Aliança. Além disso, as discussões dos mentores Aliança orientam e assistem o Conselho de Orientação em todos os aspectos do seu trabalho.

Mais informações sobre a orientação das Danças estão publicadas em Mentoring Path.

Conselho de Orientação

O Conselho de Orientação mantém em confiança a transmissão das Danças da Paz Universal e Caminhar Espiritual na linhagem de Murshid Samuel L. Lewis. Quatro a seis mentores seniores são nomeados de forma rotativa pelo Pir da Sufi Ruhaniat International, que é o Guia Espiritual das Danças da Paz Universal. O Conselho de Orientação tem a responsabilidade de orientar os líderes e mentores, incentivando sua expansão espiritual e desenvolvimento pessoal, apoiando oportunidades de aprendizagem, determinam os requisitos para o nível de realização e a defesa das normas de conduta e de relacionamento humano em consonância com a transmissão das Danças da Paz Universal. O Conselho de Orientação mantém comunicação com o Guia Espiritual, que fornece assistência, se necessário.

Comunicação e Trabalho em Rede - Todos os Líderes de Dança

Uma vez que se estabelece um acordo de relacionamento com um mentor, o mentor fornece ao Coordenador da Comunidade os seguintes dados sobre o novo aprendiz: nome, endereço, telefone, e-mail, data em que a orientação está começando. O Coordenador da Comunidade irá confirmar o registro da relação de orientação tanto para o mentor como para o aprendiz. Além disso, é da responsabilidade de cada líder orientado garantir que quaisquer alterações às suas informações pessoais sejam comunicadas tanto ao Coordenador da Comunidade como ao seu mentor.

O Conselho de Orientação fornece comunicações periódicas através de boletins diretos por e-mail para todos os membros da Aliança de Líderes. InTheGarden é um fórum com moderador (um e-grupo) para todos os membros da Aliança de Líderes para a discussão de questões relativas à condução das Danças e Caminhar Espiritual, treinamento e desenvolvimento, sobre a nossa forma de trabalhar e as informações a respeito de administração e estrutura. Todos os líderes são convidados a participar através do envio de uma mensagem de e-mail para InTheGarden-subscribe@yahoogroups.com.

 

Caminhando em Unidade com um Mentor - um Caminho Contínuo

Todos os líderes, não importa o nível de habilidade e maestria que tenham alcançado, continuam caminhando com seu mentor de Dança e aprofundando nos Elementos de Maestria, formando assim relacionamentos de longo prazo - em alguns casos, pela vida toda. No entanto, pode ser adequado dissolver uma relação de orientação quando, ao longo de um período de tempo, condições de trabalho frutíferas tenham se mostrado desafiantes. Qualquer mentor ou orientado pode interromper um relacionamento particular se após esforço razoável, não for possível manter a conexão. Uma vez que um novo mentor foi identificado, o líder de dança irá pedir seu antigo mentor para entrar em contato com o novo mentor para descrever a experiência de dança com o líder e do progresso na formação em dança, e fazer recomendações. O novo mentor não vai aceitar a transferência de um líder orientado sem fazer esse contato com ex-mentor do líder. O novo mentor é responsável por comunicar a transferência para o Coordenador da Comunidade, que irá confirmar a mudança de registro de ambos os mentores e o aprendiz.



footer